Para quem ama queijo, quanto mais melhor!
Já ouviu falar na raclette? Com várias possibilidades de combinações, este prato típico da Suíça foi feito para ser compartilhado: sua preparação consiste em aquecer o queijo que, conforme vai derretendo, é raspado por cima de batatas e outros ingredientes variados.
A receita tradicional é feita com o queijo de mesmo nome, o raclete; mas também funciona com outras versões que derretam com facilidade – e é claro, vai muito bem com um vinho tinto.
Assim como o fondue, existe um aparelho próprio para o preparo da raclette. Mas é claro que é possível preparar de outras formas para saborear quando quiser!
Aqui vão algumas dicas:
Ingredientes
– Queijos diversos (raclette, gouda, suíço, mussarela, minas e outros de sua preferência que sejam fáceis de derreter);
– Batatas pequenas (de preferência inglesa);
– Pães (rústicos, italianos, de forma, francês);
– Separe também alguns acompanhamentos ao seu gosto, como: bacon em cubos, calabresa, salame, presunto parma, tomate, azeitonas, milho, cebola, etc.
Modo de preparo
Para começar, cozinhe as batatas até que fiquem macias, sem descascá-las. Refogue o bacon em uma frigideira, para que fiquem crocantes. Corte as batatas ao meio e disponha em uma assadeira, com as cascas viradas para baixo – você pode retirar um pouco do miolo da batata com uma colher, para que formem “barquinhas”. Coloque o bacon sobre as batatas e cubra com os outros ingredientes escolhidos. Em seguida, fatie os queijos, cobrindo todos os ingredientes e leve ao forno para derreter e dourar.
Sirva bem quente para saborear, acompanhado dos pães se desejar.